FPM

Projeto MEDIAR da PC é de suma importância em Patos de Minas

O Núcleo de Mediação de Conflitos de Patos de Minas é localizado na 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, na Rua Carajás, 461, Bairro Caiçara

por Weslley Raphael
05/03/2015 - 10h09

O projeto MEDIAR da Polícia Civil de Minas Gerais, é um instrumento de intervenção preventiva, que tem como estratégia a aplicação do procedimento da Mediação de Conflitos, embasada nos princípios do empoderamento, da autonomia e da responsabilização das pessoas que buscam resolverem suas controvérsias, tem atingindo bons resultados, o que trouxe a criação da expansão dos trabalhos, com o MEDIAR ITINERANTE que vai atuar nas cidades e comunidades da região do 10º Departamento de Polícia Civil de Patos de Minas.

De acordo com Dr. Bruno Garcia, a comunidade e os problemas com o conflito e crime são questões complicadas que envolvem relacionamentos e/ou dilemas humanos. Para essas significantes preocupações, um processo de gestão sistêmico é necessário para que possa melhorar as habilidades e aumentar o sucesso na resolução dos problemas. Nesse sentido, longe de exaurir a temática, este ensaio visa apresentar os aspectos fundamentais da justiça restaurativa e o modelo de mediação de conflitos desenvolvido como prática alternativa de intervenção policial com vistas à pacificação social e prevenção da violência e da criminalidade.

A mediação de conflitos é um método que a Polícia Civil utiliza para a busca de soluções pacificas de conflitos, mediante estratégias de relacionamento interinstitucional, de prevenção criminal e de reorganização dos espaços entre conviventes das comunidades. As atuações da mediação são, em sua maioria, de infrações penais de menor potencial ofensivo de ação penal privada ou pública condicionada à representação do ofendido, bem como, fatos atípicos, quando estes desencadearem conflitos interpessoais entre familiares, vizinhos e, em geral, entre pessoas que possuem vínculo relacional.

O Núcleo de Mediação de Conflitos de Patos de Minas é localizado na 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, na Rua Carajás, 461, Bairro Caiçaras, segundo piso, coordenado pelo Delegado de Polícia Exmo. Dr. Bruno do Carmo Garcia e tem como mediadores, Lidiane Cristina Carrilho de Castro a qual é Policial Civil lotada no Núcleo de Mediações, Rodrigo Gonçalves de Almeida o qual é estudante de Psicologia e Panmela Alves Machado de Sousa formada em Direito.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 9681 6644.

  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS