Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Gesad informa municípios sobre minas abandonadas

Avaliação da Efetividade do Fechamento de Mina no Estado de Minas Gerais.

por Weslley Raphael
29/01/2015 - 10h32

A Gerência de Qualidade do Solo e Reabilitação de Áreas Degradas - Gesad, da FEAM e SISEMA, enviou na semana passada, circular à Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Patos de Minas, informando sobre o Projeto de Áreas Minerárias Abandonadas ou Paralisadas de Minas Gerais, com o objetivo de apresentar registros sobre a desativação de empreendimentos de forma não sistematizada. 

A Fundação Estadual de Meio Ambiente - Feam, registra que até o ano de 2008, os estudos de fechamento de minas eram apresentados dentro do processo da Licença de Operação, sem critérios de normatização. O Estado vem tentando criar um Banco de Dados com as minas que foram encerradas e reabilitadas para novo uso. Por isso, a Gesad com o objetivo de levantar e sistematizar as informações referentes às minerações que se encontram paralisadas, abandonadas ou exauridas, possui um Projeto de Reconversão de Territórios - Avaliação da Efetividade do Fechamento de Mina no Estado de Minas Gerais. 

A Gerência de Qualidade do Solo e Áreas Degradas - Gesad, pretende avaliar as atividades minerárias que já encerraram suas atividades no Estado, avaliando quais foram os estudos e ações efetuadas nestas áreas anteriormente à publicação da legislação da Deliberação Normativa nº. 127/2008, que estabelece diretrizes e procedimentos para o Plano de Fechamento de Mina - PAFEM e quais medidas devem ser adotadas para adequação às exigências dessa norma. 

Neste sentido, a Feam através da Gesad, vem comunicando e solicitando aos municípios mineiros dados e mapas sobre áreas minerárias, com coordenadas geográficas, no caso da existência de áreas que tenham recebido intervenção da atividade mineral dentro da comarca e que atualmente estejam abandonadas, paralisadas ou foram exauridas e têm atualmente outro uso. Incluindo, se os terrenos impactados foram recuperados ou retornaram a condição anterior a mineração como pastagens ou com função ambiental: parques, reservas naturais ou particulares. Enfim, o mapa da situação atual de áreas mineradas sem atividade em Minas Gerais. 

Segundo o documento, os municípios são atores importantes para quantificar e qualificar as áreas mineradas e impactadas pela atividade mineral como paralisadas, abandonadas e exauridas e com reuso diverso. O conhecimento de áreas impactadas por minerações pode fazer com que seja aperfeiçoada a gestão ambiental do setor por meio do órgão competente, com proposições para alteração da legislação com embasamento e critérios que atendam interesses locais. 

Conforme circular da Feam, o Estado por si só não consegue em pouco tempo atender os anseios ambientais de áreas degradadas e abandonadas se não as conhece no Território de Minas. Por isso, a colaboração dos municípios mineiros é de suma importância para o mapeamento e monitoramento de áreas minerárias para o banco de informações de Minas Gerais. 

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas, através da Diretoria de Meio Ambiente, está buscando informações no Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM, com unidade no Município, para assessoramento ao Projeto de Áreas Minerárias Abandonadas ou Paralisadas do Governo do Estado de Minas Gerais. 

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook .

Fonte: : ASCOM

OUTRAS NOTÍCIAS