TeraByte

Restauração do Cruzeiro da Praça Dom Eduardo será inaugurada

Monumento é marco de fundação da cidade e integra o conjunto de bens tombados do município

por Weslley Raphael
19/04/2024 - 11h56

Restauração do Cruzeiro da Praça Dom Eduardo será inaugurada Prefeitura de Patos de Minas

Bem pertencente ao acervo histórico e cultural de Patos de Minas, o Cruzeiro da Praça Dom Eduardo foi completamente revitalizado, e a obra será inaugurada no domingo, dia 21 de abril. O monumento é o último vestígio urbano material da antiga matriz do então povoado de Santo Antônio da Beira do Rio Paranaíba, sendo marco da fase inicial de formação da cidade.

O serviço realizado incluiu a restauração da cruz, com reintegração da madeira, revitalização da região que fica no entorno da peça, com colocação de Pedra de São Tomé, instalação de epígrafes (com o registro da memória do lugar) e de novo sistema de iluminação. Por tratar-se de bem tombado, o recurso utilizado na obra proveio do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural de Patos de Minas (Fumpac). O investimento total foi de aproximadamente R$ 411 mil.

A inauguração ocorrerá após celebração de missa na Catedral, seguida de procissão e bênção dada pelo padre Marcos Vinícius Magalhães Teixeira. A solenidade ocorrerá, portanto, por volta das 8h da manhã.

História – O Cruzeiro da Praça Dom Eduardo é considerado o marco zero da cidade de Patos de Minas. A denominação foi instituída pela lei nº 361, de 24 de maio de 1957, pelo então prefeito Genésio Garcia Rosa.

O local onde se encontra a cruz era conhecido como Largo da Matriz. O primeiro cruzeiro do povoado foi erguido em um pedestal rústico de pedra localizado próximo à porta da antiga matriz em meados do século XIX. De acordo com dados históricos, era vigário da paróquia à época o padre Manoel de Brito Freire. Em 1892, o Cruzeiro foi substituído pelo atual, agora revitalizado.

Após a abertura oficial da Catedral de Santo Antônio em 1954, a cruz foi instalada em uma base mais alta, construída onde hoje é a Praça Dom Eduardo. Com a demolição da antiga matriz, restou o Cruzeiro como um dos símbolos mais antigos da formação da cidade de Patos de Minas.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no TwitterInstagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

*Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pelo site é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(os) o(s) autor(es) e o portal Patos em Destaque.

 


OUTRAS NOTÍCIAS