Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

“Pulmão verde”de Patos de Minas volta a respirar

Revitalizado, parque municipal do mocambo recebe visitantes e se torna ponto de encontro de famílias patenses

por Weslley Raphael
27/09/2016 - 17h31

Enquanto famílias fazem piquenique sob a sombra de árvores frondosas, esportistas correm pelas trilhas cimentadas que atravessam a floresta. Em um lado um grupo de escoteiros hasteia uma bandeira do Brasil, no outro,  alguns amigos disputam uma partida de vôlei. Pedalinhos deslizam majestosamente pelas águas do lago artificial enquanto crianças fazem fila para brincar no barquinhos em formato de pato. Natureza e seres humanos dividindo o mesmo espaço com total tranqüilidade. É fácil descrever como tem sido a maioria das tardes no parque Municipal do mocambo...

A reserva foi criada na década de 80, ainda na administração do prefeito Arlindo Porto. Ao todo são 17.8 hectares, e segundo Ivanildo Alves Zica, presidente do Codema - Conselho de defesa do meio ambiente, centenas de espécies de plantas e animais de pequeno porte podem ser encontradas lá "Em alguns trabalhos realizados, identificamos mais de 149 espécies diferentes de pássaros que freqüentam e vivem na área. Algumas aves, por exemplo, são transitórias, elas migram da América Latina e Central e acabam se abrigando no parque. Além dos pássaros, temos também micos, pacas, capivaras, gambás, preás, cobras e outros animais."

A área funciona como regulador do clima e controlador da a umidade, visto que a vegetação exerce direta influência sobre a temperatura dos locais mais próximos. Nesse caso, segundo o presidente do Codema, o parque municipal do mocambo funciona como um 'Pulmão Verde'.  

Hoje, o parque recebe a visita de aproximadamente 1500 pessoas por dia, todavia houve um tempo em que ele ficou abandonado por alguns anos, sofrendo com o descaso do poder público. Mas de acordo com Ivanildo, a reserva tem passado por diversas melhorias, providas principalmente pelo Centro Universitário de Patos de Minas- Unipam e pelo CIMA- Conselho Integrado de Meio Ambiente do Alto Paranaíba. "Hoje, o que nos interessa é a ocupação. O município até já conseguiu licitar o restaurante, que deverá começar a funcionar nas próximas semanas. Será mais uma atrativo para as pessoas que freqüentam a reserva."

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Foto: Jéssica Andrade.

Fonte: : Jéssica, Káren e Mauricio.

OUTRAS NOTÍCIAS