FPM

Alunos de Engenharia Civil e Arquitetura participam de palestra sobre energia fotovoltaica

O empreendimento será pioneiro na região do Alto Paranaíba

por Weslley Raphael
28/07/2014 - 13h50

O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), recebeu na última sexta-feira (25), funcionários da CEMIG, que vieram apresentar para os alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura o funcionamento da usina solar laboratorial, que foi doada a instituição, através de um convênio de cooperação técnica entre CEMIG e UNIPAM. O empreendimento será pioneiro na região do Alto Paranaíba.

Segundo Walter Ribeiro, da vice-presidência da CEMIG, as 250 placas fotovoltaicas doadas para a instituição, são capazes de gerar energia suficiente para atender dez residências. O investimento é de cerca de 150 mil reais.

Para apresentar o novo projeto, foi realizada uma palestra com o tema “Sistemas de Geração Solar Fotovoltaico, conectados a rede de Distribuição de Energia Elétrica”, ministrada pelo Mestre em Engenharia Elétrica, engenheiro Dênio Alves Cassini.

De acordo com o engenheiro, Patos de Minas apresenta índices favoráveis a exploração da energia solar. “Salta aos olhos o níveis de irradiação da cidade, a insolação é muito boa, existem terrenos propícios, o UNIPAM sai na frente com a instalação desta usina”, comenta.

Victor Flauzino, que cursa o 4º período de Engenharia Civil já faz planos para atuar na área. “Acho muito interessante e já até imaginei alguns projetos. Vamos ter uma tecnologia nas nossas mãos, poderemos estudá-la e até mesmo aprimorá-la”.

Segundo o diretor executivo da Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM), entidade mantenedora do UNIPAM, João Wander Silva, além de ser um incentivo para a valorização de fontes limpas, renováveis e sustentáveis, a instalação da usina proporcionará um vasto campo de pesquisa para os alunos.

O sucesso da geração de energia solar através deste sistema foi recentemente comprovado, após a conclusão do Projeto Mineirão Solar. A obra executada pela Cemig consistiu na instalação de módulos fotovoltaicos sobre a cobertura de concreto do novo Mineirão, que agora possui uma das usinas solares mais modernas do Brasil.

A previsão é que as placas sejam entregues para o UNIPAM até o final do mês de agosto.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook .

Fonte: : Assessoria de Comunicação - UNIPAM
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS