UNIPAM

Alunos de Engenharia Química visitam Usina de Biodiesel da Petrobras

A atividade foi conduzida pelo professor Abel da Silva Cruvinel, em parceria com os alunos do CREA Júnior

por Weslley Raphael
26/08/2016 - 09h42

Alunos do curso de Engenharia Química do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) realizaram no último dia 18 (quinta-feira), uma visita técnica à Usina de Biodiesel da Petrobras, localizada na cidade de Montes Claros (MG). A atividade foi conduzida pelo professor Abel da Silva Cruvinel, em parceria com os alunos do CREA Júnior.

O coordenador dos laboratórios da usina, Alan Vieira, técnico em Química e atualmente aluno do curso de Engenharia Química do UNIPAM, orientou a visita mostrando os processos para produção do biodiesel e do etanol. Foram abordados assuntos como o sistema produtivo, pré-tratamentos, refino de matérias primas, análises para controle de qualidade, distribuição, armazenamento de matérias primas, solventes, insumos, estocagem de produto acabado e derivados produtivos (glicerina).

O coordenador do curso de Engenharia Química, professor Fernando Dias, ressaltou a importância de visitas como essa. “Essas visitas são de extrema relevância para os alunos, uma vez que conceitos e técnicas estudadas em diversas disciplinas são apresentados dentro da indústria, fortalecendo a aprendizagem significativa e o crescimento dos futuros engenheiros químicos”.

A Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro foi inaugurada no ano de 2009, e atualmente tem um volume de produção de 16.500 litros de biodiesel por hora, sendo sua matriz produtiva baseada em 30% de sebo animal e 70% de óleos vegetais, produzindo além do biodiesel, o etanol oriundo da cana de açúcar.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Assessoria de Comunicação - UNIPAM.

OUTRAS NOTÍCIAS