Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Vem aí o Projeto Patos Capoeira

No dia 20 de novembro comemora-se em 1004 cidades brasileiras o Dia da Consciência Negra.

por Weslley Raphael
21/11/2014 - 08h09

Em entrevista realizada pela equipe de reportagem do Patos em Destaque, na manhã desta sexta-feira, 20 de novembro, o mestre de capoeira Eduardinho falou sobre o Projeto Patos Capoeira, que acontece no sábado (22), a partir das 15h na Praça do Fórum.

De acordo com o capoeirista, a ideia foi iniciada através do projeto da arte da capoeira, que consequentemente acabou unindo forças com várias outras modalidades. O mestre aproveitou a oportunidade e também convidou toda a população para 1ª Fórum Cultural e o 2º Movimento Cultural de Consciência Negra. "Vai ter apresentação de skatista, o pessoal da bike, e grupos de rap", comentou. 

No dia 20 de novembro comemora-se em 1004 cidades brasileiras o Dia da Consciência Negra. O feriado ainda não é unanimidade entre os estados brasileiros. O dia foi escolhido por marcar a morte de Zumbi, último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares.

Para algumas pessoas, o feriado é mais um no calendário anual brasileiro lotado de datas comemorativas. Para outras, principalmente para o movimento negro, é dia para celebrar o orgulho negro e combater o racismo.

Na oportunidade, Eduardinho pediu o apoio dos empresários de Patos de Minas e toda região. "Sozinho está difícil. Com o esporte com certeza podemos melhorar a vida de muitas crianças",  finalizou.

Lembrando que a capoeira é importante para a cultura brasileira, mas também é importante para integridade física e mental do praticante. Porque acima da luta, está o esporte e acima do esporte, a ascensão do espírito. A capoeira regional foi instrumento de libertação dos escravos. Vários golpes foram criados para os combates contra os feitores e capitões-do-mato. Um exemplo é a chibata (ou chapéu de couro, ou chicote), que é um golpe para atingir um oponente que está montado em um cavalo. Também foi criado a técnica do maculelê, que simula lutas com facões. 

O berimbau e os atabaques tem sua origem na capoeira angola, que os negros usavam em forma de ritmo para disfarçar as lutas que eram confundidas com cultos religiosos. 

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook .  

  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS