Patos em Destaque Whats

UNIPAM desenvolve pavimento permeável de concreto

Nessa nova tecnologia a água fica retida na superfície do pavimento, infiltrando-se completamente em poucos segundos, sendo conduzida a um reservatório

por Weslley Raphael
29/08/2016 - 21h10

Foi desenvolvido no Laboratório de Análises Tecnológicas de Materiais de Construção do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) um tipo de pavimento permeável de concreto. Nessa nova tecnologia a água fica retida na superfície do pavimento, infiltrando-se completamente em poucos segundos, sendo conduzida a um reservatório.

De acordo com a professora responsável pelo laboratório, Sheila Pereira Vieira essa tecnologia aliada aos reservatórios, já tem sido aplicada e exigida nas legislações de grandes cidades, pois reduz drasticamente o volume de água que percorre pelas vias, evitando inundações e diversos outros problemas.

“A dosagem dos materiais utilizados passará por testes de vazão de água e de resistência mecânica, porém já demonstrou eficiência superior a prevista”, comenta a professora. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da Norma Brasileira de pavimentos permeáveis - NBR 16416:2015, o piso de concreto permeável poderá ser aplicado em calçadas, sarjetas, estacionamentos e locais de tráfego leve.

A professora Sheilla Pereira, ressalta que a água coletada no reservatório ainda poderá ser reutilizada para usos não potáveis como a irrigação de jardins. “Esse tipo de concreto trata-se de um importante passo como maneira de minimizar o consumo de água”, afirma Sheilla Pereira.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Assessoria de Comunicação - UNIPAM.

OUTRAS NOTÍCIAS