Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Soldado do Corpo de Bombeiros salva ocupantes de carro após queda do veículo em um rio

Militar estava de folga com a família e conseguiu resgatar duas pessoas

por Weslley Raphael
05/02/2016 - 09h57

O Soldado do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Márcio Egg de Pereira Resende, de 24 anos, protagonizou um salvamento heróico, na última segunda-feira (2), ao salvar os ocupantes de um carro que caiu  em um rio.  Confiante nas técnicas aprendidas, mesmo sem equipamentos, o militar fez cumprir o juramento de sua profissão: "Salvar vidas, mesmo com o sacrifício da própria vida".

O militar que é lotado na Companhia Independente de Conselheiro Lafaiete estava de folga e seguia pela MG448, com a esposa e a filha de dois anos para Santa Bárbara do Tugúrio, na região Central de Minas Gerais. No km 27 da rodovia, ele avistou uma ponte destruída pela chuva e como era noite e pouca visibilidade, o  Soldado Egg parou para melhorar a sinalização do local quando um carro caiu no vão, ficando submerso no rio.

Numa ação rápida, o bombeiro pulou na água em busca dos dois ocupantes. Um deles conseguiu sair  do veículo e avisou ao bombeiro que havia outra pessoa presa dentro do veículo. "Foi uma distância de seis metros do meu carro. Quando o alertei, chegou a frear, mas o carro arrastou por uns cinco metros e caiu no rio", disse. O carro caiu de ponta e as rodas da frente ficaram submersas na água", conta.

De acordo com Márcio, ele usou a técnica da apnéia, ou seja, prender a respiração por um tempo, para mergulhar, abrir a porta do passageiro, fazer a varredura dentro do carro e retirar um homem de cerca de 50 anos. Os dois ocupantes  não tiveram ferimentos graves, um deles, apenas um corte no pescoço.

Para o Soldado,  que está na corporação há seis anos, este foi o salvamento mais difícil da carreira por causa dos riscos. "No momento em que entrei na água e vi que o carro começou a afundar rapidamente, por um segundo passou todos que amo diante dos meus olhos. Vi que era de extrema dificuldade, local escuro, correnteza e somente de bermuda e camiseta. Mas, Deus estava lá no momento para eu manter a calma e lembrar de todos os cursos realizados entro da corporação e os treinamentos durante o plantão para que pudesse dar o melhor suporte com as menores opções", explicou.

Depois do salvamento, o soldado se emocionou. "Minha esposa me disse que quando entrei no rio minha filha ficou chorando. Ela tentou acalmá-la dizendo que tinha ido ajudar o moço. Nisso minha filha disse que eu era um anjo. Poxa, chorei demais. Foi a maior alegria", comentou.


Salvamentos inusitados 

O salvamento feito pelo Soldado Márcio Egg  repercutiu em toda a imprensa e entre os colegas de profissão. Para o Sargento Souza, companheiro de trabalho, não foi surpresa o desempenho do militar. " Ele realizou o MASA ( Curso de Mergulho Autônomo e Salvamento Aquático), há menos de um ano. Ele se destaca entre os bombeiros. Sabíamos que ele conseguiria", diz.

Apesar da grande repercussão, este não foi o único salvamento inusitado feito pelo militar. No dia 5 de novembro de 2015, o bombeiro, que venceu a etapa regional de um concurso de beleza em Barbacena, realizou outro salvamento quando participava da etapa estadual do mesmo concurso. Durante a prova de natação, na cidade de Patos de Minas, um candidato teve câimbras e começou a se afogar. O Soldado interviu rapidamente e resgatou o jovem. O militar não conquistou a primeira colocação dessa vez, mas foi aplaudido por todos os que assistiam ao evento. Ele ficou em 7º lugar.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6644.

Fonte: : Imprensa Bombeiros.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS