TeraByte

Chegam a Patos de Minas quatro médicos cubanos do programa federal “Mais Médicos”

Médicos estrangeiros têm contrato de 3 anos com governo brasileiro; em Patos de Minas, eles atuarão no Programa Saúde da Família (PSF).

por Weslley Raphael
23/04/2014 - 10h15

Os quatro cubanos do programa “Mais Médicos” do governo federal chegaram a Patos de Minas no final da tarde desta terça-feira, 22. Eles estavam em Belo Horizonte e foram recebidos pelo prefeito Pedro Lucas Rodrigues e apresentados à imprensa, secretários municipais e convidados durante solenidade no gabinete do chefe do Executivo Municipal. O Município havia se inscrito no programa no ano passado e na última quinta-feira foi comunicado da chegada dos profissionais. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os médicos ficarão no município por um período de 3 anos e por enquanto serão mantidos nas Unidades de Saúde do Jardim Panorâmico, CAIC, Guanabara e André Luis. “Eles são médicos generalistas e vão atuar no Programa Saúde da Família conhecido como PSF”, informou o secretário Dirceu Pacheco. 

Após o período de adaptação nas Unidades de Saúde, eles atuarão nas unidades da zona rural com as equipes de PSF. A orientação do Ministério da Saúde é para que eles trabalhem na zona rural. Para participar do programa “Mais Médicos” outra exigência do Ministério da Saúde é que os médicos estrangeiros falem um pouco do idioma, no caso a língua portuguesa do País, em que atuarão.

Patos de Minas têm hoje 33 equipes do PSF e está com carência de médicos generalistas para atuarem no Programa de Saúde da Família. Para o estado de Minas Gerais são 430 médicos. Os quatro designados para o Município de Patos de Minas ficaram um mês no Espírito Santo participando de um treinamento. 

Kátia Clara Cintra Tornes, Jaime Garcia, Afonso Reis Gonzáles e Osires Herrera Lopes já participaram de programas semelhantes ao “Mais Médicos”, na Venezuela e Bolívia. Pelo programa os salários dos médicos são pagos pelo governo brasileiro, já a alimentação e moradia são por conta do Município. “A expectativa é a de somar com os médicos brasileiros”, disse Afonso Reis Gonzáles, um dos médicos cubanos.

 

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook .

Fonte: : Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Patos de Minas
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS