UNIPAM

Infestação de mosquitos e pernilongos é tema de reunião na Câmara Municipal

Diante dos transtornos e dos riscos de proliferação de doenças, a Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente reuniu-se com representantes do setor para averiguar a situação

por Weslley Raphael
30/11/2015 - 20h09

A Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente (CUTTMA) da Câmara Municipal de Patos de Minas esteve reunida com representantes das áreas de meio ambiente, saúde pública e saneamento de Patos de Minas tratando sobre a infestação de mosquitos na cidade. Com a chegada das chuvas, diversos pontos ficaram infestados de pernilongos, causando um grande incômodo à população e, ainda, riscos iminentes de doenças.

A reunião foi realizada na tarde de sexta-feira (27/11), no Plenarinho da Câmara Municipal, e contou com as presenças dos Vereadores membros da CUTTMA, Braz Paulo de Oliveira Júnior (Presidente) e Antônio Ferreira da Rocha – Tonhão da Copasa; bem como de representantes da população, do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente  (Codema), da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e da Secretaria Municipal de Saúde (área de endemias e epidemiologia).

Após um amplo debate, os participantes verificaram que uma das causas do problema é o grande volume de esgoto lançado no Córrego dos Rodrigues, o qual começa na bica existente no Bairro Lagoinha e prossegue até chegar no Rio Paranaíba, afetando os bairros Padre Eustáquio, parte do Caramuru, Laranjeiras, Guanabara e Copacabana, localidades com grande incidência de mosquitos.  

Além disso, os presentes acreditam que o acúmulo de lixo doméstico e de dejetos de construção civil jogados nas encostas também contribuem para o agravamento da situação.

A responsável pelo Programa Municipal de Combate à Dengue, Sueli Maria de S. Santos, ressaltou que a sua equipe vem realizando diversas ações de limpeza exclusivamente em combate ao mosquito da dengue. Entretanto, quando se trata de mosquitos causadores de outras doenças, Sueli destacou que a forma de combate deve ser diferente, levando em consideração o tipo do mosquito/ doença e o fato de grande parte das áreas afetadas serem de preservação permanente.

Por fim, Sueli também reforçou que é preciso uma maior conscientização da população sobre a destinação adequada do lixo, para que sejam evitados a proliferação dos mosquitos e, consequentemente, diversos tipos de doenças.  Para se ter uma ideia, de acordo com Sueli, em cada bolsão de esgoto podem se reproduzir mais de 200 mil larvas de uma única vez, e, em cada garrafa pet, cerca de 50 mil.

O Engenheiro coordenador de abastecimento e manutenção da Copasa, Júlio Cézar Caetano da Silva, informou que a Companhia está aguardando a finalização de alguns processos judiciais para dar seguimento a algumas obras, especialmente a de retirada do lançamento de esgoto no Córrego dos Rodrigues.

Como encaminhamento final, a sugestão dos órgãos representados é a realização de um grande mutirão de limpeza e de conscientização do problema exposto. Para tanto, o grupo irá se reunir novamente com o intuito de organizar a ação e tomar as providências cabíveis.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 9681 6644.

Fonte: : Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS