TeraByte

Recuperação de Nascente emociona produtores rurais de Formoso

Neste ano, a realidade é outra no Assentamento

por Weslley Raphael
27/10/2016 - 09h41

Produtores rurais do Assentamento São Cristovão, na zona rural de Formoso, no noroeste do estado, estão comemorando os resultados do curso de Recuperação de Nascentes, ofertado pelo Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Formoso.

Mais de 50 famílias vivem no Assentamento, que fica a cerca de 30 quilômetros da cidade. A renda dos moradores se baseia no cultivo de alimentos. Nos últimos anos, durante os períodos de seca, os produtores rurais viveram momentos de desespero.

A nascente de água que abastecia as famílias secou, e consequentemente amargaram prejuízos com a queda na produção. “Água, pra nós, é tudo. Nos últimos anos, tínhamos apenas uma mina d’água, que não é suficiente pra todas as famílias. Estávamos no sufoco”, conta o produtor rural Anastácio dos Santos.

Neste ano, a realidade é outra no Assentamento. Após o curso, que teve participação de 12 produtores rurais, as famílias estão vendo a nascente gerar mais de 12 mil litros de água por dia. 

O curso teve duração de três dias. Nos primeiros momentos, os participantes aprendem sobre o ciclo hidrológico das nascentes, técnicas utilizadas na recuperação, e até mesmo legislação ambiental. Em seguida, fazem a limpeza da área no entorno da nascente, constroem uma pequena barragem com massa de cimento, e finalizam o trabalho, colocando canos de saída de água, pedras, e lonas que irão proteger o olho d’água da nascente.

O produtor rural José de Souza, revela que ficou noites sem dormir, de tão feliz com os resultados do curso. “Eu me deitava, fechava os olhos, e me lembrava da água nascendo. Fiquei emocionado quando vi tanta água, e tão limpa”.

“Ao final, todos ficaram verdadeiramente emocionados, e eu também, por ver que o Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais de Formoso recuperaram um bem tão valioso para essas famílias”, conclui a mobilizadora Marilúcia Araújo.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Elcio Fonseca Chaves Júnior Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08.
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS