TeraByte

Livro de professora do UNIPAM é citado por historiadora

O livro aborda a inserção de algumas mulheres empresárias de Patos de Minas (MG) no mercado de trabalho nas décadas de 1980-90.

por Weslley Raphael
23/10/2014 - 16h20

A professora do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), Maria de Fátima Silva Porto, foi citada pela historiadora Mary Del Piore, em duas de suas recentes obras “Histórias íntimas” e “Histórias e conversa de mulher”. As referências são alusivas a obra a autora patense “De Batom e Salto Alto: experiências de mulheres empresárias - Patos de Minas 1980-1990”.

Maria de Fátima Silva Porto, teve a oportunidade de encontrar-se recentemente com Mary Del Priore, durante a Feira de Livro (FLI), em Araxá (MG).

“De Batom e Salto Alto”

O livro aborda a inserção de algumas mulheres empresárias de Patos de Minas (MG) no mercado de trabalho nas décadas de 1980-90. Busca recuperar a formação, a educação, os valores, a cultura e as relações de poder entre os sexos, travadas no cotidiano dessas mulheres e em alguns espaços públicos. Fez-se uso da história oral para, através das histórias de vida de 24 mulheres, perceber as discriminações, os preconceitos, as resistências, as lutas, os conflitos, as diversas e múltiplas relações entre os sujeitos no seu cotidiano, nas experiências vividas através das práticas sociais. Procurou-se, também, desmistificar os discursos e os conhecimentos dados como verdadeiros para a “desconstrução” das posições cristalizadas entre homem e mulher, denunciando a “construção da diferença”, da desigualdade entre os sexos na cultura machista da contemporaneidade social e sexualmente construída pelo discurso masculino. Esta cultura construída - e, portanto, as relações de poder entre os sexos-, permeia não somente a cidade de Patos de Minas (MG), mas toda a sociedade brasileira, herdeira da cultura ocidental.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook .

Fonte: : Assessoria de Comunicação - UNIPAM
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS