Patos em Destaque Whats

Prefeito de Lagoa Formosa divulga estratégias para driblar a baixa arrecadação

Segundo o prefeito, a intenção é de terceirizar ainda os serviços de coleta de lixo e da usina de reciclagem

por Weslley Raphael
10/02/2016 - 08h53

Na última terça-feira, 02 de fevereiro, ocorreu a primeira Sessão na Câmara Municipal de Lagoa Formosa. Uma reunião que, a princípio, trataria apenas da apresentação e votação do calendário legislativo, ganhou em relevância devido à presença do prefeito municipal Zé Amorim, a convite da Mesa Diretora.

Logo no princípio das comunicações, o Presidente da Câmara Ronaldo Mundim (Bola) já passou a palavra ao prefeito. Zé Amorim iniciou a fala reforçando a importância da parceria entre Executivo e Legislativo neste novo ano, pedindo o apoio dos vereadores com o mesmo vigor do ano anterior.

Sobre os dois projetos recém-enviados à Câmara, que tratam de celebração de convênios e novas subvenções, Zé Amorim disse ser parte de estratégias que ele, juntamente com sua equipe, tem estabelecido na tentativa de desonerar um pouco a folha de pagamentos da prefeitura. O prefeito informou que a baixa arrecadação, aliada ao automático cumprimento dos pisos salariais do magistério e dos agentes de saúde contribuíram para que a folha se mantivesse bem próxima do limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Além da subvenção à APAE e à Creche Cinderela, Zé Amorim reportou que já foi realizada uma licitação para o transporte escolar universitário, dois ônibus de manhã e dois a noite, que farão o transporte durante o ano sob responsabilidade de uma empresa da cidade de João Pinheiro, tendo ficado acertado, inclusive, que ocorrerá a contratação por parte da empresa de pelo menos dois motoristas de Lagoa Formosa.

Segundo o prefeito, a intenção é de terceirizar ainda os serviços de coleta de lixo e da usina de reciclagem. Todos estes esforços têm em vista a desoneração da folha de pagamento e espera-se também que sejam suficientes para que o prefeito possa conceder uma reposição salarial aos servidores em 2016, visto que os vencimentos encontram-se defasados.

Zé Amorim acrescentou ainda que pretende manter a opção da conversão de férias-prêmio em espécie e de não congelar qüinqüênios, benefícios que alguns municípios visinhos já foram obrigados a modificar ou cancelar. Ele disse que, embora tenha ocorrido uma grande diminuição das receitas no município, Lagoa Formosa encontra-se em uma situação estável, com as contas em dia e financiamentos quitados. Reforçou ainda que possivelmente, dentro de mais uns 4 ou 5 anos, com a manutenção e instalação de novas empresas na cidade, as receitas com ICMS já estarão no mesmo nível do FPM, o que fará com que haja uma maior sustentabilidade financeira ao município.

Ao final das comunicações houve novos agradecimentos e elogios, tanto por parte do prefeito quanto dos vereadores, o que mostra que nosso município realmente está vivendo um período político diferenciado. Talvez este seja o principal ingrediente para que Lagoa Formosa tenha se tornado um exemplo de administração. Harmonia entre os poderes e humildade para reconhecer que um depende do outro, independentemente do número ou sigla que cada um defenda.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6644.

Fonte: : ASCOM Câmara de Lagoa Formosa.

OUTRAS NOTÍCIAS