TeraByte

Problemas causados pela obesidade são um risco para a saúde dos patenses

Para aqueles que queiram iniciar alguma atividade física, segundo Gilson Caixeta, o correto é que a pessoa procure um médico especialista na área para que possa realizar uma avaliação

por Weslley Raphael
06/03/2015 - 11h49

Em entrevista realizada na manhã desta sexta-feira, 06 de março, para uma conceituada emissora de Rádio, o Coordenador do Curso de Educação Física da Unipam, Professor Gilson Caixeta Borges esclareceu alguns assuntos importantes sobre a obesidade. O  acúmulo de gordura no corpo é causada quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

Segundo o Professor, existe um grande índice de pessoas obesas ou com sobrepeso e que está relacionada a vários riscos para a saúde, como o diabetes, hipertensão, dentre outros. "As pessoas têm que ter cuidado e fazer o maior controle possível", comentou.

O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina).

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade. Cerca de 20% da população brasileira é portadora de hipertensão, sendo que 50% da população com obesidade tem a doença.

Para aqueles que queiram iniciar alguma atividade física, segundo Gilsom Caixeta, o correto é que a pessoa procure um médico especialista na área para que possa realizar uma avaliação. O próximo passo será a mudança da alimentação, para que então possa iniciar uma caminhada, corrida, dança que envolva algum tipo de força física moderada.

Uma boa estratégia para emagrecer e perder barriga é comer diariamente frutas que emagrecem, como morango, pêra e melancia porque estas frutas contêm menos calorias que o corpo precisa gastar na sua digestão e também contém fibras e outras propriedades que ajudam o corpo a emagrecer.

A caminhada e seus benefícios não são só para seu corpo mas sua mente também, deixando você com uma sensação de maior bem estar e paz. Se você tem problema com depressão, a caminhada pode te trazer essa sensação de melhora e você começar a melhor, além disso você pode encontrar pessoas no caminho e bater um papo, dando assim fim a tristeza e solidão.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 9681 6644.

  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS