FPM

Bombeiros formam brigada de incêndio em Faculdade de Patos de Minas

Os militares fizeram o estudo de situação e o rescaldo do local

por Weslley Raphael
04/08/2015 - 09h34
No ultimo dia 30 e 31 de julho, a 3ª Companhia de Bombeiros de Patos de Minas formou mais uma brigada de incêndio, as brigadas são grupos de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas dentro de uma organização, empresa ou estabelecimento para realizar atendimento em situações de emergência.
 
Aproveitando o período de férias escolares, o Centro Universitário de Patos de Minas aproveitou para qualificar seus funcionários, no geral eles foram treinados para atuar na prevenção e combate de incêndios, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes. A formação de uma brigada é de suma importância, a ação rápida dos brigadistas diminui os danos em casos de incêndios e aumenta a chance de sobrevida das vitimas, tendo em vista que eles estão na edificação, o que proporciona um tempo resposta imediato.
 
Como exemplo da importância desses treinamentos, na ultima sexta-feira a brigada de incêndio de um supermercado de Patos de Minas agiu rápido e evitou que um incêndio em uma empresa vizinha tomasse proporções maiores. O incêndio acontecia em uma empresa de estofados, os brigadistas do supermercado, utilizando do sistema de prevenção que eles têm a disposição no trabalho, começaram o combate e confinaram o incêndio, quando as equipes do Corpo de Bombeiros chegaram o incêndio já estava controlado. Os militares fizeram o estudo de situação e o rescaldo do local.
 
A Brigada de Emergência é uma das exigências legais prevista na Instrução Técnica 01 Anexo "A"onde para a aprovação do Projeto de Prevenção contra Incêndio e Pânico o Corpo de Bombeiros adorara com referencia a prescritível IT. Sendo a edificação contemplada com a Brigada, a liberação de funcionamento do estabelecimento só ocorrerá mediante a constituição legal da brigada formada por um responsável técnico habilitado conforme previsto na Instrução Técnica 12.
 
Ressalta-se a importância das pessoas em estarem fazendo o curso de brigadista, pois 95% da população não conseguem se quer manusear o extintor de incêndio existente em seu próprio veiculo da forma correta, nesse curso o aluno aprende o manuseio de equipamentos, noções de socorro e salvamento de vitimas e manterem o suporte básico de vida até a chegada do socorro especializado. Com pessoas treinadas você estará antecipando às consequências de uma ação, com intuito de prevenir seu resultado, corrigindo-o e redirecionando-o com segurança.
 
Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 9681 6644.

 

Fonte: : B5 2ciabm.
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS