TeraByte

Produtores são treinados para operar retroescavadeira em Varjão de Minas

O treinamento contou ainda com a participação de dois Policiais Militares de Meio Ambiente

por Weslley Raphael
24/11/2015 - 07h36

Quem já participou do curso de Retroescavadeira oferecido pelo Senar Minas sabe das inúmeras finalidades da máquina e dos benefícios que seu uso gera ao homem do campo. Em Varjão de Minas, uma turma recebeu o treinamento e verificou na teoria e na prática a agilidade da retroescavadeira em operações realizadas nas propriedades rurais.

Os participantes eram produtores e filhos de produtores muito interessados na capacitação, já que o uso desse maquinário na região está cada vez maior por diversos motivos, entre eles: as exigências legais e do mercado de trabalho, a conservação de estradas e pontes, o transporte de materiais, a escavação de áreas de drenagens e de barragens para contenção da água da chuva, a manutenção de sistemas de irrigação das fazendas, tudo isso, auxiliando na produção agropecuária.

Segundo o instrutor, Eugenio José da Silveira, o curso abordou as regras e leis da NR 31, Norma Regulamentadora que trata da saúde e segurança do trabalhador, e mostrou a estrutura e o processo de funcionamento da retroescavadeira. Foi abordada também, a importância de se fazer as manutenções no momento certo, de usar planilhas e anotações para aumentar a vida útil do equipamento e os cuidados do operador com relação ao meio ambiente.

Eugenio disse que todos apresentaram interesse, sendo bastante participativos e mostrando conhecimentos significativos sobre os assuntos abordados. “Mesmo com o pouco contato com a máquina os alunos se adaptaram rápido aos comandos e funcionalidades e com muita habilidade”.

O treinamento contou ainda com a participação de dois Policiais Militares de Meio Ambiente. O SGT Idivone de Oliveira e o SD Alon César de Amorim aproveitaram a visita rotineira às propriedades para ratificar sobre a importância dos operadores de retroescavadeira na preservação do meio ambiente, já que a máquina pode causar muitos impactos ambientais quando operada incorretamente.

Eles ressaltaram que os profissionais devem proceder ao máximo para preservar a natureza e que muitas das atividades com o equipamento precisam de autorização legal. Também reforçaram a importância da conservação da água. “A participação dos policiais enriqueceu o treinamento e os produtores conseguiram tirar muitas dúvidas sobre o assunto”, ressaltou a mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de Varjão, Vilma Cleusa Silvério.

O gerente do Senar em Patos de Minas, Sergio de Carvalho Coelho, destacou o trabalho em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Varjão de Minas. “O papel do Sindicato Rural é de extrema importância para os produtores e trabalhadores  rurais da região, favorecendo o processo produtivo rural através da realização de cursos e treinamentos da parceria com o Senar”.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 9681 6644.

Fonte: : Bárbara Gonçalves Assessora de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08.

OUTRAS NOTÍCIAS