Patos em Destaque Whats

Piracema começa dia 1º de novembro

Polícia de Meio Ambiente está alerta para coibir a pesca ilegal na região

por Weslley Raphael
26/10/2016 - 14h28

O período da piracema deste ano começa nesta terça-feira, 1º de novembro e termina em 29 de fevereiro de 2017, período de reprodução dos peixes e que fica proibida a pesca de espécies nativas como Lambari, Mandi, Traíra, Piau, Acará e Barbado. E quem ignorar a proibição pode responder até mesmo criminalmente, além de pagar multas.

O movimento dos peixes em cardume rio acima nesta época da desova marca o período de defeso, a piracema. 

A Portaria 154 do IEF - Instituto Estadual de Floresta dispõe sobre a regulamentação da pesca na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, no Estado de Minas Gerais, no período da piracema, e dá outras providências. De acordo com a Portaria 155 do IEF fica proibida a pesca em corredeiras e cachoeiras a menos de 1000 metros a cima ou abaixo de quedas d’águas com rio igual ou superior a 20 metros de lâmina d’água e 500 metros de saída de esgoto. Ao longo do período é permitida apenas a pesca dos chamados peixes híbridos e exóticos, que não são nativos. 

Já a Portaria do IEF de nº 156 de 13/10/2011 dispõe sobre a regulamentação da pesca nas Bacias Hidrográficas dos Rios Grande e Paranaíba, no Estado de Minas Gerais, no período de piracema e dá outras providências. Entende-se por bacia hidrográfica: o rio principal, seus formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais, reservatórios e demais coleções de água inseridas na bacia de contribuição do rio. Entende-se por espécies nativas da bacia hidrográfica dos Rios Grande e Paranaíba: todas as espécies de peixes que, sendo de origem e ocorrência natural da bacia hidrográfica em questão, devam ser preservadas no período.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM.

OUTRAS NOTÍCIAS