UNIPAM

Livro mostra a trajetória de vida do artista Vicente Nepomuceno

Recentemente também foi lançado o selo personalizado em homenagem aos 100 anos.

por Weslley Raphael
18/09/2014 - 10h17

Há quase 20 anos a pesquisadora e diretora da Fundação Casa da Cultura do Milho, Marialda Coury, despertou o desejo de eternizar a história de um artista que se destacava pelos múltiplos talentos desenvolvidos em Patos de Minas e em toda região, por onde passou.

Vicente Nempomuceno é artista plástico, restaurador, decorador, pintor, escultor, alegorista, cenógrafo, figurinista, ator e diretor de teatro e, agora, personagem real do livro “Vicente Nepomuceno O Artista Maior 100 Anos”.

A obra mostra a extensa trajetória de Vicente, desde seu nascimento na Fazenda Cedro, em Areado. A história do artista na Fenamilho tem destaque com os mais de 200 carros alegóricos confeccionados durante 40 anos.

No trabalho de carros alegóricos, Nepomuceno desenvolveu grande parte de seu talento e de sua criatividade. E foi no esforço por transformar o milho em matéria-prima para a arte que o alegorista conseguiu praticamente dar uma nova dimensão e um novo significado tanto para a Festa, quanto para o próprio milho usado nas confecções artísticas. O milho e a palha serviram para tudo: motivações de alegoria, matéria-prima para preenchimento do espaço alegórico, ornamentação, e por fim, pesquisa de seus significados históricos e de sua produção agrícola na região e no mundo. Em muitos de seus carros alegóricos, o milho se destacou como uma espécie de motivo para a celebração artística de sua produção agrícola.

A autora Marialda Coury, buscou nos acervos, nas cidades onde Vicente morou e na família dele, todas as informações necessárias para montar o álbum de fotografia que guardará na memória os trabalhos realizados pelo artista patense desde 1961 até 2002. “Comecei a colocar ideias na cabeça para iniciar esse grande projeto. Tive o privilégio de conhecer Vicente Nepomuceno jovem, uma figura ímpar, de grande encanto, caráter e simplicidade. Mas, desde o princípio sabia que não seria fácil recolher tanta coisa e então, eu e meus companheiros, fomos em busca desses ricos tesouros.”, completou.

Diante de tantos feitos, agora que o artista celebra 100 anos de vida, parece justo rever a totalidade de seu trabalho, analisar a sua história e buscar as motivações de sua arte. As comemorações começaram na Festa Nacional do Milho 2014, com muitas homenagens e exposições.

Recentemente também foi lançado o selo personalizado em homenagem aos 100 anos. “Vicente Nepomuceno passou mais da metade de sua vida se dedicando ao Sindicato Rural e colocando nossas rainhas e princesas do milho lá no alto, por isso fico feliz com todas essas homenagens mais que merecidas.”, disse o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, Elhon Cruvinel Borges.

Finalizando as comemorações do centenário, na próxima quinta-feira, 25 de setembro, acontecerá o lançamento do mais importante tributo pago ao trabalho desenvolvido pelo homenageado: o livro “Vicente Nepomuceno O Artista Maior 100 Anos”.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook .

Fonte: : Assessora de Comunicação Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas

OUTRAS NOTÍCIAS