Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Atleta Paraolímpico de Lagoa Formosa, é um dos destaques da seleção Brasileira de Basquete

O Lagoense, usando principalmente suas mãos para efetuar fortes e precisos chutes, superou as dificuldades e a discriminação

por Weslley Raphael
28/06/2016 - 11h10

Nascido em Lagoa Formosa, no interior de Minas Gerais, em 27 de novembro de 1993, Pedro Henrique Vieira é sem dúvidas uma das maiores revelações do basquete paraolímpico. A má formação congênita na perna e na mão direita, a necessidade de uso desde um ano de idade de prótese, fez com que ele fosse privado de alguns movimentos. Mas, as limitações físicas nunca foram problemas para ele. O Lagoense, usando principalmente suas mãos para efetuar fortes e precisos chutes, superou as dificuldades e a discriminação, e vem se tornando um dos grandes jogadores de basquete no Brasil.

O atleta falou sobre a sua trajetória de vida, destacando o importante papel do esporte para vencer os obstáculos. Uma história que começou a ser escrita em 2003 quando conheceu o esporte adaptado na modalidade de basquete em cadeiras de rodas, através de um projeto social e esportivo da cidade de Uberlândia, criado pela ADD – Associação desportiva de deficientes, exclusivamente para crianças, onde Pedro permaneceu até 2011.

A história de Pedro é realmente de superação e mudanças, enfatizando que tudo é possível quando o esforço é total, independente de qualquer limitação. O atleta sempre acreditando em seu potencial, começou a ver os seus projetos se tornarem realidade. Em 2011, o reconhecimento: Agora é profissional amigo! Pedro Henrique confirma sua participação na equipe do ADD MAGIC HANDS.

Suas marcantes atuações, renderam ao jovem convite para participações em competições bem mais qualificadas e até para representar a seleção Brasileira. O jogador de Basquete atuou pela seleção Brasileira sub – 23, onde sem duvidas recebeu o mais importante reconhecimento em premiação de uma competição, a medalha de ouro no Parapam juvenil realizado na Argentina.

Pedro Henrique Vieira, desde outubro de 2015, vem frequentemente sendo convocado pela seleção Brasileira; já enfrentou jogos complicadíssimos, como os realizados contra Alemanha, Austrália, e Canadá. E pessoal…Como a vida de jogador selecionável não é fácil, semana que vem tem mais. Pedro Henrique Vieira irá participar do Sul-americano de seleções que fará realizar em Cali, Colômbia.

Os atletas paraolímpicos são exemplos inspiradores de como podemos e devemos perseguir os nossos objetivos. Obstáculos não existem paraseparar você do seu objetivo e sim para mostrar que você quer o objetivo apesar dos obstáculos.

O Lagoense que não nega suas origens, Pedro Henrique Vieira, filho de Marcilene Firmo, traçou objetivos em sua vida, e venceu. “Desde que nasci já foi uma superação, nasci com sete meses apenas, com cordão umbilical amarrado na perna e também na mão, em uma cidade pequena, que não oferecia muitos recursos médicos. Desde cedo tive que ir para os grandes centros fazer tratamento, sofri preconceito de alunos na escola por não poder jogar futebol…. Desde criancinha supero obstáculos e não desisto nunca … E através do basquete adaptado tive a oportunidade de correr atrás dos meus sonhos, e superar os limites que são apresentados principalmente para as pessoas com deficiência”. Finalizou Pedro Henrique Vieira.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : ASCOM Câmara Lagoa Formosa.

OUTRAS NOTÍCIAS