UNIPAM

Ações para enfrentar a violência em Patos de Minas são discutidas em reunião da Secretaria Municipal de Saúde

A reunião do Núcleo contou ainda com a participação do vereador David Balla, que deu seu testemunho de dependente químico e sua recuperação

por Weslley Raphael
23/10/2014 - 10h11

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas através da Secretaria Municipal de Saúde realizou ontem, (22/10), uma reunião do Núcleo Intersetorial de Prevenção da Violência e Promoção da Cultura da Paz. Com o objetivo de buscar um diagnóstico situacional das áreas de risco da cidade e de promover ações de maneira conjunta para enfrentar a violência no município.

Pensando nisso, o Sr. José Pinto, Diretor do Centro de Internação Provisória do Adolescente Autor de Ato Infracional (CEIP), foi convidado a falar sobre as CEIPs, na ocasião ele relatou que as mesmas não estão suportando a demanda, devido ao crescente número de jovens infratores, e que os gastos com cada adolescente do CEIP ficam em média de seis a sete mil reais. “90% dos casos de violência de que tem conhecimento e que englobam furtos, homicídios, tentativa de homicídios, dentre outros, estão relacionados com o uso de drogas”, afirmou.

Durante o encontro uma enfermeira que atua na UAPS do Alto Colina, expôs mapas da região de sua abrangência; em seis micro áreas e dentro de cada uma delas posicionou os principais focos de violência e os fatores de risco relacionados a esta condição.

A reunião do Núcleo contou ainda com a participação do vereador David Balla, que deu seu testemunho de dependente químico e sua recuperação. O vereador contou aos presentes que é oriundo de família classe média, bem ajustada, mais que por influência de amigos, aos 16 anos, acabou caindo no mundo das drogas e logo após no mundo do crime. Teve passagem pela FEBEM, fazendinhas, virou menino de rua e passou fome, e que através da Igreja, onde ele foi membro da Pastoral da Comunicação na Igreja Nossa do Rosário, ele deu seus primeiros passos como radialista em um rádio comunitária com a ajuda do Padre Armando.

Em seguida o vereador José Lucilo – Duda comentou que ”O sentimento de todos é que o problema existe, é crescente, mas que se a sociedade estiver unida, muita coisa poderá ser feita para amenizar esta onda de violência que não é somente em bairros da periferia”.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook .

Fonte: : ASCOM

OUTRAS NOTÍCIAS