FPM

Confira os perigos das doenças cardiovasculares

Cuidados para evitar o infarto também são um alerta, de acordo com Vander Alvarenga

por Weslley Raphael
27/03/2015 - 09h50

Em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira, 26 de março, em uma conceituada emissora de rádio, o médico Doutor Vander Alvarenga, esclareceu alguns assuntos relacionados a doenças cardiovasculares. Hoje é a causadora de 1/3 das mortes em todo o Brasil.

Doenças cardiovasculares (cárdio = coração * vasculares = vasos sanguíneos, incluindo artérias, veias e vasos capilares) são doenças que afetam o sistema circulatório, ou seja, os vasos sanguíneos e o coração. Existem vários tipos de doenças cardiovasculares (enfarte de miocárdio, arritmia). Entre as mais comuns podemos referir o enfarte do miocárdio, a angina de peito, a aterosclerose, entre outras.

De acordo com o médico, os recursos tecnológicos já estão bastante evoluídos, diagnosticando o mais rápido possível a doença. “Quando tratada mais precocemente, evidentemente que trará melhores benefícios e resultados para o cliente”, comentou.

Cuidados para evitar o infarto também são um alerta, de acordo com Vander Alvarenga. O infarto acontece quando parte do músculo cardíaco morreu por falta de oxigênio. A nutrição do músculo é feita pelas artérias coronárias, que levam sangue e nutrientes até o coração. Se uma artéria dessas "entupir" - que ocorre quando uma placa de gordura perto da parede interna do vaso rompe - o fluxo de sangue é interrompido e aquela área entra em sofrimento (causando dor) e se esse fluxo não for reestabelecido a tempo, o tecido morre.

“A genética é fundamental, mas evidentemente vários fatores conseguem digamos assim evoluir, levar a doença cardiovascular, entre eles o fumo. A obesidade, pressão alta, diabetes mellitus são fatores de atividades físicas, que contribui e que somam na origem da doença cardiovascular”, ponderou o médico.

Ainda de acordo com Vander Alvarenga, o uso de drogas, como a cocaína também contribui significativamente para complicações cardiovasculares, originando a arritmia ascaridíase. A doença é uma infecção causada por Ascaris lumbricoides, um verme nemátodo intestinal. A infecção existe em todo o mundo, mas é mais frequente nas zonas quentes com deficientes condições sanitárias, onde persiste muito tempo devido à defecação descontrolada das crianças.

O renomado doutor também ressaltou sobre a aterosclerose (entupimento das artérias), que  é uma condição em que ocorre o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias, o que restringe o fluxo sanguíneo e pode levar a graves complicações de saúde. Suas manifestações dependem do local que a doença compromete primeiro. Entre elas estão: infarto ou angina quando acomete as artérias coronárias, dor e claudicação em membros inferiores quando acomete as pernas e, por fim, acidente vascular cerebral quando compromete as carótidas.

O que é Angina ?

O termo angina caracteriza “dor” e seu uso mais rotineiro na prática médica diz respeito a dor ou desconforto torácico. Alguns pacientes sentem a angina sempre que atingem certo grau de atividade física, de forma que ela chega, em alguns casos, a ser até previsível. Este tipo de dor torácica é denominada como angina estável, segundo Alvarenga.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 9681 6644.

  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS