Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Incêndio criminoso queima 35 hectares em fazenda da EPAMIG

Por causa do vento, os focos se espalharam pela vegetação.

por Weslley Raphael
27/08/2014 - 10h06

Mais de 35 hectares de mato foram queimados em um incêndio que começou no início da manhã desta segunda-feira, 25 de agosto e durou mais de 24 horas na vegetação próxima a EPAMIG, na região de Sertãozinho, em Patos de Minas (MG). A Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros conseguiram controlar as chamas. O terreno acidentado dificultou o combate.

A fazenda EPAMIG possui ao todo cerca de 795 hectares, sendo 250 destinados a reserva ambiental. No local onde aconteceu a queimada, possivelmente criminosa, possui cerca de 480 cabeças de cabo.

Por causa do vento, os focos se espalharam pela vegetação. O combate foi feito durante todo a terça-feira. Segundo o cabo Pablo existe uma grande possibilidade de o incêndio ser criminoso. Investigações mais detalhadas estão sendo realizadas para saber a origem desse foco. 

Historicamente os meses de julho, agosto e setembro são os que concentram o maior número de incidentes de queimadas, isso porque são meses que apresentam os menores valores de unidade relativa do ar. O r seco, aliado à elevação da temperatura durante o dia, leva à ocorrência natural de incêndios, intensificada por materiais, como pedações de vidros, plásticos e pontas de cigarros descartados de maneira incorreta e, principalmente por praticas condenadas, mas comuns, de se utilizar fogo para limpeza de terrenos e queima de lixo.

Ainda segundo a Polícia do Meio Ambiente, se for comprovado que o incêndio foi criminoso, o responsável pode ser multado, ter que fazer reparação pelos danos causados ao meio ambiente e té pegar de dois a quatro anos de cadeia. Durante a operação, foi necessário um caminhão do Corpo de Bombeiros e um trator da própria fazenda EPAMIG para auxiliar no combate às chamas.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook .

 

 

  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS