TeraByte

Importância do esporte para o desenvolvimento humano

É um absurdo isso", diz Wagner Gomes, do Confef (Conselho Federal de Educação Física), em entrevista

por Weslley Raphael
27/10/2016 - 16h05

A fase do desenvolvimento infantil é um processo ininterrupto e agitado, que exige atividades de interação com seu meio social. A prática esportiva possibilita essa interação, contribui para o crescimento saudável e desenvolvimento do corpo e da mente. Especialistas recomendam que os esportes sejam inseridos no cotidiano infantil desde os primeiros anos de vida. O mais importante é manter o esporte como forma de ocupação e desenvolvimento da criança, tornando-a mais saudável física e mentalmente, e menos suscetível ao mundo das drogas, entre outros problemas sociais.

Começar uma vida saudável é terminar uma vida saudável. E para que o esporte seja cotidiano é preciso de incentivo, estímulo e muito apoio, vindo dos pais e até mesmo das escolas, por meio de seus educadores físicos. A possibilidade da retirada da educação física da grade curricular do ensino médio recebeu inúmeras críticas de especialistas no Brasil afora nos últimos meses. O Conselho Federal de Educação Física se posicionou radicalmente contra a medida provisória. "Muita gente não tem oportunidade de praticar esportes e vai praticar na escola. Não tem oportunidade de praticar atividade física orientada por um profissional, ele começa na escola. Esqueceram-se de pensar em um contexto muito maior que é o contexto da saúde também. A prática de atividades físicas, além de tudo, gera saúde. Como que a gente vai preterir a saúde principalmente dentro do ambiente escolar? É um absurdo isso", diz Wagner Gomes, do Confef (Conselho Federal de Educação Física), em entrevista.

Essa é uma questão que exige bastante cautela ao ser discutida, pois, é sabida a importância dos esportes para crianças e adolescentes. Segundo o educador físico Tiago Pereira, os benefícios da prática esportiva vão além de físicos e motores, jovens que praticam atividades físicas com uma equipe, melhoram suas relações interpessoais. “Eles deixam de manter contato somente em rede social e passam a conviver com pessoas reais, os preparando para a vida. Além dos aspectos fisiológicos e motores, o esporte tem a competência de ensinar o jovem a lidar e se relacionar com companheiros e adversários, desenvolver valores de cooperação e respeito às diferenças e aprender a conviver com conquistas e frustrações, conhecendo seus limites e suas potencialidades.”

Outro fator relevante é que com a prática esportiva escolar, crianças e adolescentes podem experimentar atividades diferentes e isso auxiliará na hora de escolher um esporte para se dedicar estimulando novos atletas. A importância dos esportes é vasta e deve continuar sendo estimulados nas escolas garantindo o bem estar físico e social e ainda auxiliando no ensino interdisciplinar.

Receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Ana Maciel, Elorrane Caroline e Stella Bernardes.

OUTRAS NOTÍCIAS