TeraByte

Bancários aderem ao movimento nacional de greve

A proposta defendida pela categoria exige um aumento de 16% de reajuste sobre o salário, sendo 5,6% referente ao reajuste do ganho salarial e 9,88% referente à compensação das perdas com a inflação

por Weslley Raphael
06/10/2015 - 11h59

Teve início na manhã desta terça-feira, 06 de outubro, a greve dos bancários e instituições públicas e privadas de todo o país. Por tempo indeterminado, a classe reivindica reajuste salarial de 16% de reajuste sobre o salário. Segundo o sindicato dos bancários, panfletagens e outras ações estão marcadas para toda a região, com o intuito de conscientizar a todos. Apenas 30% do funcionamento serão mantidos, confirme estipula a lei. Funcionarão pra transações financeiras os caixas eletrônicos, aplicativos celulares, operações bancárias, telefone e internet banking.

A proposta defendida pela categoria exige um aumento de 16% de reajuste sobre o salário, sendo 5,6% referente ao reajuste do ganho salarial e 9,88% referente à compensação das perdas com a inflação. De acordo com o presidente do Sindicato, Gilberto Caixeta, em Patos de Minas duas agências do Banco do Brasil, duas da Caixa Econômica Federal e 1 do Bradesco aderiram a paralisação até o momento. 

Os bancos oferecem um reajuste de 5,5% e um abono salarial de R$ 2.500,00, que seria igualmente distribuído com a categoria, porém, não seria incorporada ao salário. A proposta ainda inclui a participação dos bancários na distribuição dos lucros, algo que ficaria em torno de 5 a 15%.

Segundo a FENABAN (Federação Nacional dos Bancos), a proposta oferecida seria para cobrir as perdas com a inflação do período passado. Segundo a federação, o reajuste de 5,5% está condizente com a projeção dos índices inflacionários para os doze meses a frente. Qualquer valor superior a isto, poderia comprometer uma queda da inflação, informou a mesma, por meio de nota.

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 9681 6644.

  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque
  •  - Patos em Destaque

OUTRAS NOTÍCIAS