Dr. Weslley Raphael - Patos de Minas

Ex-aluno da FPM é destaque no Ministério da Saúde

Eu me sentia tranquilo para acessar algum professor ou coordenador”, garante

por Weslley Raphael
29/07/2016 - 08h05

Quando se fala na Faculdade de Patos de Minas (FPM), aquela típica frase já vem à cabeça: “FPM: Educação que constrói histórias”. Já que é assim, que tal conhecer melhor uma dessas trajetórias de sucesso? Conheça Dênio Cardoso de Matos, que se formou em Biomedicina na FPM, em 2010, e hoje trabalha no Ministério da Saúde. 

Da FPM para o Ministério da Saúde: Conheça Dênio e seu caminho de sucesso.

Dênio Cardoso de Matos nasceu em Patos de Minas e tem 29 anos. Escolheu trabalhar com Saúde não por acaso: a maioria de seus familiares se dedica a essa área. Sua irmã, por exemplo, é fisioterapeuta e tem papel importante nessa história. “Minha inspiração maior como profissional, de vitória e perseverança é minha irmã Vivian”, conta. A grande inspiradora foi quem apresentou o curso de Biomedicina a Dênio. Era o começo da caminhada de sucesso.

Decidido do que queria estudar, ele escolheu então a FPM. “Passei os quatro mais importantes anos da minha vida nesta casa. Fui acolhido, aconselhado e encorajado”, lembra. O ex-aluno tem boas lembranças ao dizer que “a FPM tem uma energia boa, um clima familiar. Eu me sentia tranquilo para acessar algum professor ou coordenador”, garante.

  Nos dois últimos anos do curso, Dênio se dedicou a um projeto de pesquisa em Bioética na Saúde Pública, junto com o orientador Prof. Dr. Paulo César Segundo. Esse mesmo professor, que hoje Dênio já chama de “um grande amigo”, o ajudou em um momento em que quase desistiu da graduação. Logo no primeiro ano de faculdade, Dênio acabou sendo reprovado na disciplina de Química e vivia uma situação difícil em casa. O pai tinha sofrido um acidente e precisou ficar seis meses sem trabalhar. Para ajudar nas despesas, Dênio trabalhava muito e foi ficando difícil estudar em meio a tudo isso. Quase renunciando ao sonho de ser um biomédico, Dênio conversou com o professor Paulo e teve uma bela motivação. “[Ele] Me incentivou, me aconselhou e não admitiu que eu desistisse dessa forma. Assim eu me ergui, corri atrás do prejuízo, refiz a matéria pendente, paralelamente ao meu curso, e segui firme até o final do curso, em 2010”, lembra.

O que começou com o curso de Biomedicina e a pesquisa em Bioética na Saúde Pública resultou com a seleção de Dênio para trabalhar no Ministério da Saúde, em 2012. Desde aquela época até hoje, ele vem contribuindo com diversos trabalhos atuando como biomédico – Consultor Técnico da Organização Panamericana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). “Atualmente, minha equipe e eu somos responsáveis por auxiliar mais de 400 mil pesquisadores e aproximadamente 750 Comitês de Ética em todo o Brasil. (...) [Auxiliamos] sobre o uso do sistema Plataforma Brasil e elucidando sobre os trâmites éticos realizados em projetos de pesquisas envolvendo participantes humanos”, explica.

Diante dessa trajetória, Dênio se sente fazendo a coisa certa. “Esta é a felicidade profissional: o momento em que você está feliz fazendo o que ama e o que acredita”. Mas garante que ainda tem muito a conquistar. “Eu acho que ‘está só começando’. Tenho muito que aprender, o que estudar, muito sonhos profissionais para colocar em prática e ideias de trabalhos sociais que ainda estão em mente”, conta.

E, quando perguntado sobre o papel da FPM nas suas conquistas, Dênio garante que foi fundamental. “A FPM foi uma janela que me mostrou o mundo e os seus desafios. Levo este período de perseverança e superação guardado comigo para sempre. Sinto saudades!”, relembra. 

Para ler mais notícias do Patos em Destaque, clique em NOTÍCIAS. Siga também o Patos em Destaque no Twitter e Facebook . Envie informações à redação do portal por WhatsApp pelo telefone (34) 99681 6684.

Fonte: : Isabella Rodrigues Reis Ygor Rodrigues Letícia Brito Communicare – UFU (Branded Content).

OUTRAS NOTÍCIAS